("FUMUS BONI JÚRIS")

domingo, 3 de abril de 2011

FIRME NA PROMESSA



VOCÊ VAI VENCER.
 Breve histórico da trajetória de JACÓ.

O segundo filho gémeo de Isaque e Rebeca
Isaque seu pai, tinha aproximadamente 59 anos.

Jocó  era gentil e calmo e quando cresceu, seguiu a vida de pastor de ovelhas, enquanto seu irmão Esaú se tornou num caçador emprendedor. Porém, o seu comportamento para com Esaú mostrou muito do seu egoísmo mesquinho e da sua astúcia. (GN 25:29-34).

Todavia, quando seu pai Isaque tinha cerca de 160 anos, Jacó e sua mãe Rebeca conspiraram para enganar o velho patriarca (Gn 27), tendo em vista transferir o direito à primogenitura para ele, pois, o direito a primogenitura assegurava àquele que a possuísse:

1 - uma posição superior na familia;
2 - uma porção dobrada da herança paterna;
3 - o sacerdócio da família;
4 - a promessa da semente na qual todas as nações da terra seriam abençoadas (Gn 22:18).

Logo após ter adquirido a benção do seu pai de maneira fraudulenta, Jacó se concientizou da sua culpa, e com medo de Esaú, seguiu os conselhos de sua mãe e foi enviado  para Harã, que ficava a 640 km ou mais dali, a fim de procurar uma mulher entre os seus primos, a família de Labão, o Sírio (Gn 28).
Aí ele se encontrou com Raquel, todavia, Labão seu pai so permitia que ele se casasse com a filha, depois que Jacó o servisse por sete anos.
Contudo, os sete anos se passaram e Labão enganou a Jacó e deu-lhe a sua filha Leia. É possível que Jaco tivesse servido a Labão por mais sete anos ate conseguir casar-se com Raquel sua amada. A mágoa, a desgraça e as várias provações que se seguiram durante o resto de sua vida, foram como uma consequência desta dupla união e das sua escolhas e atitudes.

Acontece que muito se passou na vida de Jacó, e logo Jaco se encontra com um grupo de anjos, como se estes viessem comprimentá-lo pelo seu regreso a terra Prometida( Gn 32:1,2). "Observe que quando Deus tem promessa na vida de uma pessoa, haja o que houver elas se cumprirão no tempo certo"  A visão dos anjos era um duplicado daquela que ele tivera em Betel quando, vinte anos antes, o viajante cansado e solitário, a caminho de Padã-Arã, viu anjos de Deus subindo e descendo pela escada que chegava ao céu (Gn 28:12). 

Ele então houve dizer que seu irmão Esaú se aproximava com cerca de 400 homens para se encontrar com ele. Em grande agonia mental, se prepara para o pior. Ele sente agora que deve depender somente de Deus e entrega-se a ele numa profunda  e sincera oração. Envia, então, um presente grandioso a Esaú, " um presente para o meu senhor Esaú do teu servo Jacó". A família de Jaco passa o rio Jaboque mas ele fica para trás, passando uma noite em comunhão com Deus. Enquanto assim ocupado, aparece-lhe um anjo em forma de homem, que luta com ele. Nesta misteriosa luta, Jacó vence a luta e como memorial, o seu nome é mandado para Israel (o que lutou comDeus); e o lugar onde isto aconteceu, ele deu onome de Peniel, "pois", disse ele: "eu vi o Senhor face a face e a minha vida foi preservada" (Gn 32:25-31).

Muito mais a Bíblia nos relata a respeito de Jacó.

No entanto quero destacar o livro do profeta Isaías no Capitulo 44 que traz a palavra do Senhor ao seu servo Jacó, que eu em nome do Senhor Jesus e com base na Hermeneutica recebo e entrego para todos nós que somos ou fomos perseguidos, ou por circuntância fortuítas cometemos algo que desagradou a Deus no passado e agora reconsiliados para com Ele, pois, somos escolhidos de Deus desde o ventre. E ele nos ajudará na nossa jornada.

Isaías 44:1-6;8;21

1 - AGORA, pois, ouve  ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.

2 - Assim diz o Senhor que te criou, e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jaco, servo meu, e tu Jerusalém, a quem esolhi.

3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção, sobre teus descendentes.

4 - E brotarão entre a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.

5 - Este dirá:  Eu sou do SENHOR; e aquele se chamará de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão: Eu sou do SENHOR; e por sobre nome tomará o nome de Israel.

6 - Assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o ultimo, e fora de mim não há Deus.

8 - Não vos assombreis, nem temais; porventura, desde então, não vo-lo fiz ouvir e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas.
Há outro Deus além de mim? Não, não há outra ROCHA que eu conheça.

21 - Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto es meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel; NÃO ME ESQUECEREI DE TI.

Cosiderações:

Pregadores e ensinadores têm malhado Jacó. E dizem que ele, era mentiroso, vivia de dolo, levando proveito sobre outros, não era fiel, e por isso, teve seu nome mudado de Jacó para Israel. Assim recebeu a transformação, depois da mudança de seu nome. A mudança de nome, era uma característica de Deus no AT. Ele mudou o nome de Abraão, Sara etc. Se existe alguém que deve ser sovado, é Esaú que desprezou sua primogenitura. Veja como a Bíblia o considera: “E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura” (Hb 12:16).


Na verdade Jacó enganou e mentiu várias vezes num momento só para seu pai.
Não seguinifica que Deus compactua com a mentira.

Mas fez isto por influência de sua mãe, por que o Senhor havia dito a ela: “Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: Um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor” (Gn 25:23). “Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor” (Rm 9:12).

Todavia, as promessas não justificam o engano de ambos (Jacó e Rebeca). Rebeca como Sara, tentou ajudar nas promessas de Deus. Deus é fiel para cumprir suas promessas. Caso Jacó e Rebeca não enganassem o velho Isaque, por outras vias e não pelo engano, Deus cumpriria o que havia prometido. Mas mesmo nesta situação, Deus transformou as maldições em bênçãos, e cumpriu suas promessas na vida de Jacó.

É isso que eu quero destacar.

Agora veja as conseqüências do engano na vida de Jacó:

Foi enganado com Lia por Labão (Gn29. 25).

Teve seu salário mudado dez vezes (Gn 31.7).

O animal roubado ou despedaçado pelas feras, Jacó pagava do seu próprio bolso (Gn 31.38-39). Vemos que Jacó foi mais enganado do que enganou.

Jacó tinha sua vida voltada para Deus e depois da visão faz um voto: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus; e esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo” (Gn 28.20-22).

Veja que o Anjo aparece em sonho a Jacó e o cobra do voto: “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela” (Gn 31.13).

Nenhum comentário: