("FUMUS BONI JÚRIS")

quarta-feira, 30 de março de 2011

Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR.

Texto: Êxodo 14:1-14


1 - " ENTÃO falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 -  Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.

3 - Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.

4 - E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

5 - Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que não nos sirva?

6 - E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo;

7 - E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos.

8 - Porque o SENHOR endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão.

9 - E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom.

10 - E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.

11 - E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?

12 - Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.

13 - Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.

14 - O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis."

Toda perseguição que o Senhor promove é para a nossa vitória.

Um caminho vitorioso no deserto só se for guiado por Deus.

Para o povo mudar o estilo de vida, Deus os levou a passar pelo EGÍTO e pelo deserto, esses são os que vieram pela dor.

Egíto é lugar de aprendizado!

Êxodo 13:18

18 - "Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito."


Deus mandou que o povo rodeasse a terra para que houvesse uma nova mentalidade.

O diabo já está derrotado, o problema é a nossa carne.

Deus tem que mudar a nossa mentalidade para não sairmos do Egito, e continuarmos com a mentalidade do Egito.


“Como se preparar um vencedor no deserto?”

Se aprendemos a ser vencedores no deserto, venceremos em qualquer lugar!

1) O Senhor deseja lutar as nossas batalhas, mas Ele vai me levar para o campo de batalha;

Êxodo 14:3, 4

3 - "Então Faraó dirá dos filhos de Israel: Estão embaraçados na terra, o deserto os encerrou.

4 -  E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim."

Quando Deus nos leva para o campo de batalha Ele nos garante a vitória!

- Deus não tem filhos covardes; se é covarde não é filho.

- Quando somos levados para o campo de batalha é porque Deus está nos treinando.

2) O Senhor quebrará o nosso estilo de vida, colocando a nossa dependência nEle;

- Toda vez que vou para o deserto sozinho, o Senhor disciplina, mas quando vou com o Senhor, Ele me fortalece.

- Todas as promessas na bíblia estão condicionadas a dependermos do Senhor.


- As dificuldades nos mudam, os problemas nos aproximam de Deus.

3) O Senhor no ensinará novas posturas.

“Posturas humanas”

Tenho medo; vamos fugir; vamos tentar lutar; vamos contar para todo mundo.

“Posturas do novo estilo de vida”

1) Não tenho medo; Deus tira o medo.

Êxodo 14:13

"13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver."

2) Fica quieto;

Êxodo 14:13

13 - "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver."

3) Veja Deus agir;

Êxodo 14:13

13 - "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver."

4) Fica calado; não fale demais.


Êxodo 14:13


"13 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver."



- Quem não sabe ficar calado vai morrer no deserto.

- No novo estilo de vida você verá o sinal de Deus.

Êxodo 14:15

"15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem."

- Eu quero prosseguir mesmo quando não houver caminhos.

- Deus fará caminho aonde não há caminhos.

- Não tem mar que resista ao milagre de Deus na minha vida.

Êxodo 14:19, 20

"19 E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.

20 E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro."

“Por que Deus mandou o anjo sair da frente do exército de Israel e foi para trás deles?”

1) O Senhor vai cegar todos os meus inimigos, e Ele me impedirá de ver a derrota.


- O Senhor vai nos esconder e os nossos inimigos não vão nos achar.

2) O Senhor já tem preparado o meu caminho.

Êxodo 14:21

"21 Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas."

Deus é, Ele não tem futuro; Ele não vai me dar ½ benção, Ele vai me dar a benção completa.

“4 verdades”

1) Toda situação difícil nas mãos de Deus será uma ferramenta para Deus mudar os hábitos;

2) Quando todas as portas se fecharem eu não olharei para frente mais para o alto (céu);

3) Eu preciso deixar que o Senhor guerreie as minhas guerras;

4) O meu mar vermelho sempre fechará e abrirá sob a ordem do meu Deus, ou seja, no tempo dEle.

UM VENCEDOR NÃO COMEÇA NA ATITUDE, COMEÇA NA MENTE.
ACREDITE VOCÊ É UM VENCEDOR. 

















Nenhum comentário: