("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 20 de junho de 2009

Troféu Dom Quixote.

Ministros do STJ recebem troféu Dom Quixote.

Cinco ministros do Superior Tribunal de Justiça foram agraciados, na noite de hoje, com os Troféus Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança, concedidos a personalidades que se destacam na defesa da ética, moralidade, dignidade, justiça e direitos da cidadania. A cerimônia de entrega foi realizada na sala de sessões da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao saudar os homenageados da noite, o chanceler da confraria, ex-senador Bernardo Cabral, ressaltou que os agraciados foram escolhidos porque atingiram com louvor os cinco princípios que norteiam as diretrizes da confraria e que são fundamentais para a disseminação do combate à corrupção, à miséria e à desigualdade.

O diretor e editor da revista Justiça & Cidadania, Orpheu Santos Salles, ressaltou ser o prêmio um reconhecimento aos que lutam pela justiça. Falando em nome dos jurisdicionados, ele elogiou os procedimentos que estão sendo adotados pelos presidentes do STF e do STJ, ministros Gilmar Mendes e Cesar Asfor Rocha, no sentido de agilizar os julgamentos e os trâmites processuais mediante a utilização da tecnologia da informação.

O ministro Cesar Asfor Rocha recebeu das mãos do chanceler Bernardo Cabral o "Troféu Sancho Pança", criado para homenagear as personalidades que já receberam o "Troféu Dom Quixote" e se mantiveram fiéis aos cinco princípios. Os ministros Teori Zavascki, Herman Benjamin, Sidnei Beneti e o desembargador convocado Paulo Furtado foram homenageados com o troféu Dom Quixote.

Compuseram a mesa da cerimônia os presidentes do STF e do STJ e do Superior Tribunal Militar (STM), Carlos Alberto Marques Soares; do Tribunal Superior do Trabalho, Milton de Moura França; o ministro da Justiça, Tarso Genro; o senador Bernardo Cabral; o presidente da Transpetro, Sérgio Machado; o editor da Revista Justiça e Cidadania, Orpheu Santos Salles; o advogado-geral da União, ministro José Antonio Tofolli; e o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza.

A 18ª edição do prêmio oferecido pela revista "Justiça e Cidadania" e pela "Confraria Dom Quixote" distribuiu 20 troféus Dom Quixote e quatro Sancho Pança a representantes da magistratura, da administração pública e da iniciativa privada..

Entre os demais agraciados, os ministros Aloysio Corrêa da Veiga, Cármen Lúcia, Eros Grau, Rider Nogueira de Brito; o advogado-geral da União, José Antonio Toffoli; o desembargador Luiz Zveiter; o presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Thiers Montebell, o diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi; o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Maurício Azedo; e o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior.

Nenhum comentário: