("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 20 de junho de 2009

MOVIMENTO CÍVICO JUNTOS SOMOS FORTES!
MOBILIZAÇÃO CÍVICA

“RIO DE JANEIRO: UM GRITO PEDINDO SOCORRO!”
“BRAZIL – RIO DE JANEIRO: SCREAMING FOR HELP!”

RELEASE – MÍDIA
“BRAZIL – RIO DE JANEIRO: SCREAMING FOR HELP!”
Concerned brazilian citizens protest at Copacabana’s beach inquiring the authorities about crime rates in Rio de Janeiro:
10.000 murdered or gone missing each year!

- Breve histórico:
O Movimento Cívico Juntos Somos Fortes (MCJSF) nasceu da vontade de integrantes dos “Coronéis Barbonos”, dos “40 da Evaristos” e da sociedade civil (organizados em associações de moradores, movimentos populares, sindicatos ou organizações não governamentais), no sentido da promoção de uma UNIÃO DE ESFORÇOS para a conquista de interesses comuns à população.
A construção dessa realidade começou no ano de 2007 e, desde aquela época, os militares estaduais mobilizados têm sido alvos de represálias do poder político estadual (
www.blogosferapolicial.blogspot.com).
O MSCJF apenas é um facilitador da reunião de grupos mobilizados, os quais mantêm as suas características próprias, bem como, as suas demandas específicas, passando agora também a atuarem em conjunto, SOMANDO FORÇAS.
- Objetivos do ato cívico: “Rio de Janeiro: Um Grito pedindo Socorro”:
O ato que será realizado no dia 20 (amanhã) tem como principais objetivos:
- Promover a cidadania, o voluntariado e a fraternidade.
- Integrar as mobilizações cívicas no Estado do Rio de Janeiro, SOMANDO FORÇAS na busca dos objetivos comuns.
- Reverter o caos da insegurança pública no Estado do Rio de Janeiro.
Integrar o funcionalismo público estadual.
- Cobrar salários dignos como justa contrapartida ao eminente risco de morte a que estão submetidos os profissionais de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, onde o número de assassinatos de Policiais Militares e Policiais Civis é o maior do Brasil.
- Cobrar dos chefes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, bem como, do Ministério Público, que providências irão adotar em face da terrível tragédia de serem assassinados ou simplesmente desaparecem no Estado do Rio de Janeiro, mais de 10.000 cidadãos fluminense por ano (holocausto dos excluídos).
- Data/hora/local:
20 de junho de 2009, às 10:00 horas, na Praia de Copacabana (Avenida Atlântica com Avenida Princesa Izabel), nas proximidades do relógio das olimpíadas 2016.
- Fases do ato cívico (horários previstos):
Montagem do dispositivo: 09:30 horas.
Concentração: 10:00 horas.
Recolhimento de doações (alimentos não perecíveis); recolhimento de propostas sobre segurança pública; realização de pesquisas de opinião; panfletagem; discussão dos temas; contextualização; entrevistas; e outros atos correlatos: 10:00 às 11:45 horas.
Ato religioso: 11:00 horas.
Cântico do hino nacional (viva voz): 11:30 horas.
Dispersão com caminhada cívica com panfletagem pelas ruas de Copacabana: a partir das 12:00 horas.
- Fraternidade:
As nossas mobilizações sempre terão como um dos objetivos, promover a fraternidade.
Moradores de Copacabana escolheram a instituição CANTINHO DA NATUREZA (Morro dos Cabritos) para receber os alimentos não perecíveis. Uma representante estará no local.
- Dispositivo principal (simbolismo):
Obviamente, todos os grupos mobilizados levarão os seus panfletos, suas faixas, suas bandeiras, em conformidade com suas demandas.
O dispositivo principal será composto por uma pequena área delimitada, na areia da praia de Copacabana, onde serão fixadas duas cruzes de diferentes tamanhos. O local será isolado com faixa própria para interdição de locais de crime, simbolizando o crime contra a vida de todos nós, que significam os 10.000 assassinados ou desaparecidos por ano.
Ao redor estarão fixados os nomes das autoridades públicas que têm responsabilidade direta (responsabilidade solidária) sobre o problema que termina com milhares de vidas.
As cruzes serão de tubos de PVC (sem qualquer pintura), fixados por cordas utilizadas na construção civil, simbolizando a simplicidade daqueles que são as maiores vítimas dessa tragédia fluminense, os milhares que ainda estão excluídos da cidadania.
A cruz foi escolhida como símbolo principal por representar o sofrimento, mas também a fé e o renascimento.
Na cruz maior estará desfraldado um pano (custo baixíssimo), na cor vermelho sangue, simbolizando os trapos com os quais as famílias que moram sob marquises do Rio de Janeiro, tentam vencer o frio, considerando que o inverno está chegando.
O pano conterá inscrições em letras brancas, simbolizando a nossa busca pela paz.
No local do recolhimento das doações existirá papelão simbolizando os excluídos sociais que vivem em casas de papelão.
As flores e as velas (opcional) simbolizarão um ato de fé e de consolo para os familiares e os amigos das vítimas desse nosso macabro cotidiano.
Observações complementares:
- O ato é público (aberto) e realizado em local público (praia).
- O ato é ordeiro e pacífico, qualquer perturbação deverá ser de imediato comunicada ao policiamento (existe uma cabine da Polícia Militar no local).
- A reunião cívica está amparada nos preceitos constitucionais.
- Não existe qualquer disposição regulamentar (Militares Estaduais) que impeça o exercício da cidadania por parte dos Policiais Militares e dos Bombeiros Militares.
- Militares Estaduais e demais funcionários públicos só podem comparecer estando de folga.
- Ninguém deve ser fardado (uniformizado) ou armado no local do ato cívico.
- Todos devem observar a limpeza do local, portanto, cada um que cuide do lixo que produzir, encaminhando para as cestas existentes no local.
Outros aspectos julgados úteis serão publicados nesse espaço democrático e em outros blogs da blogosfera policial, caso seja necessário.

Nenhum comentário: