("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 12 de março de 2011

ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO





Existe uma matéria difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.


É dom que vai muito além do uso correto dos talheres; das chamadas regras de etiquetas e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, sem festa alguma nem fotógrafos por perto. É elegância desobrigada.

É possível percebê-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das maldades ampliadas no boca-a-boca.

É possível detectá-la nas pessoas que se expressam sem tom superior de voz. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque sentem desprazer em humilhar os outros. É possível encontrá-la em pessoas pontuais.

Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece; é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, evita recomendar à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou...

É elegante desviar-se do perigo de ficar espaçoso demais. É elegante esquivar-se de mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante excluir assuntos sobre dinheiro em bate-papos informais.

É elegante retribuir carinho e solidariedade, em todas as épocas e situações.

Sobrenome, jóias, nariz empinado, títulos e bens materiais jamais substituem a elegância do gesto.

Livro algum que ensine alguém a conservar uma visão generosa do mundo, a estar nele sem arrogância alguma. Pode-se procurar capturar essa delicadeza natural por meio da observação; mas, imitá-la é improdutivo e revela mediocridade.

Educação enferruja por falta de uso, como todos os talentos e todas as virtudes.

"LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente aquilo que houvermos semeado. Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas. Fique alerta quanto ao momento presente. Plante apenas sementes de sinceridade e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade.

Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou."

Plante, pois em seu coração uma flor e lá a borboleta chamada felicidade irá pousar e lhe fazer companhia todos os dias, em todas as horas. Você vale a pena, se mantiver a elegância do comportamento.

Agradeço aos amigos que gentilmente acolheram a mim e meus familiares em seu RANCHO FUNDO no carnaval de 2011.

Podemos brincar e descontrair com familiares e amigos, mas, sem perder a ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO


AUTOR DESCONHECIDO. Adaptado e revisado pelo Dr. Sebastião Fernandes, que extraiu todas as colocações negativas, expressões com o uso do “não” e repetições e dedicou de forma direta aos seus amigos de Jaconé-RJ. AGEU e VIDA.










5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei, ser elegante é saber se comportar em qualquer ocasião sem exagero.

Anônimo disse...

Parabéns, a vida é boa para quem sabe viver e aproveita-la de forma sádia e preferencialmente entre familiares e amigos verdadeiros.

Anônimo disse...

Valeu Fernandes, Deus tem te abençoado muito. Espero que vc continue sendo essa pessoa expansiva e sincera.

Anônimo disse...

Tem coisas que dinheiro nenhum pode comprar...amizade é uma delas.

lucienne furtado disse...

Sr. Fernandes...
gostaria de agradecer a Deus por todos os momentos maravilhosos q tenho tido na vida,E hoje agradeço a Deus o meu maior momento de alegria e minha grande conquista que foi conhecer vocês.
tenho um imenso carinho,respeito e admiração por sua familia, conversar com o senhor pra mim foi um grande aprendizado, cada palavra, cada ensinamento eu guardei e começo a colocar em prática, por tanto muito obrigada.
ao ler o seu bolg, fiquei muito emocionada com tanto carinho e respeito, eu e minha familia só temos agradecer,obrigada!obrigada!
Não há nada mais importante na vida do q uma amizade sincera, ter a amizade de vcs é um tesouro q guardo pra sempre em meu coração.
mais uma vez eu agradeço o carinho.
fica com Deus.
Lucienne furtado.VIDA!