("FUMUS BONI JÚRIS")

domingo, 12 de julho de 2009

Carta para a Igreja e aos Cidadãos

Paz! Meu querido e novo amigo irmão, pastor Cerqueira, fiquei muito feliz pelo convite ontem, todavia, por circunstâncias fortuitas fui impedido de comparecer. Entretanto, quero que saibas que seria uma honra compor a tribuna com o amado pastor. Quando pronúncio "AMADO" não é demagogia, é sentimento recíproco de RESPEITO, pois, o respeito é um dever moral necessário a convivência harmoniosa de qualquer coletividade. Juntamente com a obediência e outras virtudes, encontra as suas primeiras manifestações no âmbito da família e projeta-se no seio da sociedade para se constituir em um dever de todo cidadão.
No entanto, com essa nova amizade, começo a mudar o conceito sócial que tinha com base na famosa trova de Rui Barbosa:

"Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que às vezes fico pensando
que a burrice é uma ciência".

Permita-me o desabafo, mas, temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde os talentosos não conseguem passar. Na verdade meu irmão, em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, que nos impede de avançar, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis `as legiões dos lúcidos.
Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura de Erasmo de Roterdan, somos forçados admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida. É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabe como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender.
É um paradoxo angustiante.
Infelizmente temos que conviver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida. Na visão cicular meu amado, acho sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues:
"finge-te de idiota e terás o céu e terra".
O problema é que os inteligentes gostam de brilhar. Que Deus nos proteja.
Contudo, venho ressaltar mais uma vez a satisfação de conhecer o amado irmão e o seu ministério "Igreja Evangélica o 4º Homem da fornalha". Que a nossa aliança seja abençoada por Deus! pois, nós estamos na palavra de Deus, em especial no SL 119. 116.

Atenciosamente.
Pb. Sebastião Fernandes


Pr. Cerqueira


SEDE ADMINISTRATIVA NO RECREIO DOS BANDEIRANTES - RJ





NOSSA CONGREGAÇÃO EM VILAR DO TELES-RJ


Palavras do Pastor:
No dia 18 de novembro de 2008 iniciamos os nossos cultos em nossa filial em Vilar dos Teles. O Pastor Marcelo Cerqueira abriu o culto e abençoou em o nome de Jesus nos linkando direto no seu programa de rádio ao vivo onde pudemos abençoar várias outras vidas. Na primeira foto o pastor presidente.

Nenhum comentário: