("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 5 de setembro de 2015

A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira é uma unidade de soldados de diversas nacionalidades, soldados que lutam por dinheiro ou sedentos por aventuras! A sua função sempre foi defender os interesses da França junto às suas colônias na África, oceano Pacífico, América do Sul e Caribe. Aliada ao Exército francês, a Legião aceita o alistamento de pessoas de qualquer país do mundo.
A unidade de elite do exército francês, é composta por cerca de 7 mil estrangeiros de mais de 130 nacionalidades diferentes. Estima-se que pelo menos 100 brasileiros são contratados a cada ano, pelo legendário exército que defende os interesses da França mundo afora, sobretudo em áreas conflituosas. O número exato de brasileiros não é divulgado pela Legião Estrangeira. Porém, de uns cinco anos para cá, a procura tem aumentado, mesmo sabendo que ao vender seus serviços para a França estão se expondo a riscos de morte.
Medo parece não ser problema para os brasileiros e, muito menos, para outros estrangeiros. Todos os anos, mais de 5 mil candidatos do mundo inteiro batem à porta desta composição militar. Mas somente cerca de 800 deles conseguem dar conta de passar pela bateria intensiva de testes físicos e psicotécnicos.
Nenhum candidato é obrigado a fornecer a verdadeira identidade.
Incorporado, o legionário passa a ser uma “pessoa não-civil”, alguém que não existe juridicamente para o mundo.
Ao se alistar, o candidato tem seu anonimato assegurado e é protegido de qualquer ingerência relativa ao seu passado, graças a um decreto-lei francês de 1911.
O legionário é juridicamente uma “pessoa não-civil”, ou seja, por ser portador de uma identidade fictícia, não existe de fato.
Engajados por um período compulsório de cinco anos, sem nenhum direito a desistência antes do prazo, os legionários estão sujeitos a uma disciplina severa dentro e fora da caserna. Prisão por deserção, tolerância zero para toda e qualquer falta, tratamento rude “na porrada” mesmo, segundo o relato dos próprios legionários .
Essas são só algumas das condições aceitas sem pestanejar, por estrangeiros que salvaguardam os interesses de uma das sete potências mundiais e que cumprem sem titubear, as letras miúdas do contrato. Esse, diga-se de passagem, é assinado logo de cara, na primeira semana, mesmo por aqueles que não falam uma só palavra da língua francesa.

Nenhum comentário: