("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 5 de setembro de 2015

A VISÃO DOS OSSOS SECOS


(Ezequiel 37:1-14)
Naquela época, Israel era um povo vivendo em exílio, deportação e angústia... o povo vivia num campo de refugiados.
Ali conheceram todas as dores do exílio. Naquele lugar respiravam a preocupação, a insegurança; miseria; ali reinava a angústia; naquele lugar, com eles, convivia a desesperança...a certeza que haviam siso abandonados...
E o sentimento que ali predominava era o sentimento de derrota, o sentimento de desânimo, o sentimento de morte.
Tem uma doença dos ossos chamada de osteoporose. Mas há uma outra chamada de “Não-posso-ose”, já ouviu falar dela? Essa doença é assim, leva a pessoa a ficar repetindo: “Não posso isso, não posso aquilo, não aquilo lá também, não posso, não posso, não posso... que doença terrível!
A vida daquele povo era doente assim. A vida se passava num buraco... cada um deles estava por baixo, experimentando a cova, o túmulo.
Mas Deus veio ao profeta Ezequiel que sentia a dor das realidades de seu povo. Deus veio à ele! Veio para demonstrar Sua glória, Sua capacidade libertadora e Seu interesse de salvação! Aleluia!
Então, Deus toma Ezequiel em espírito, o leva a um lugar tétrico, a um vale (não cheio de flores, um parque ou jardim), mas a um vale mal cheiroso, desorganizado e sem vida, um vale cheio de ossos secos, partidos, desorganizados.
Deus tira Ezequiel do acampamento dos refugiados e o leva diretamente ao vale de ossos secos, onde havia uma grande quantidade de ossadas, ossadas humanas.
Um quadro feio de se ver... um cheiro pavoroso de morte... Ezequiel deve ter se impressionado demais da conta com aquela visão (afinal, as pessoas são tão assustadas com a questão da morte, que algumas chegam a dizer: “Se morte for um descanso, prefiro viver cansado”).
Mas ali naquele lugar, Deus mostra, não só a condição daqueles ossos, mas a necessidade de dar-lhes vida.
Isto é significativo porque ali, naquele lugar, o próprio Deus declarou ao profeta, v.5: “Eis que farei entrar o fôlego de vida nesses ossos, e eles viverão. Porei tendões (nervos) sobre eles e farei aparecer carne sobre eles e os cobrirei com pele; porei um espírito de vida neles e eles terão vida. E todos saberão que eu sou o Senhor”. Aleleuia!
E Deus então disse à Ezequiel: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor”.
Obedecendo a Deus, no momento em que Ezequiel se pôs a profetizar conforme a ordem recebida de Deus, lemos aí no v.7, que “houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso”.
O v.8 diz que quando o profeta olhou, ele viu que “os ossos (todos os ossos daquele vale) foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele...”;
Mas não havia espírito de vida neles ainda, mas quando Ezequiel tornou a profetizar dizendo, v.9: “Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam...”, então, entrou neles o fôlego de vida; eles receberam vida e se puseram em pé. E aqueles ossos, antes sequíssimos, agora formavam um numeroso exército! ...esse é o poder de Deus! Aleluiaaaa!!! Aleluiaaaa!!! Aleluiaaaa!!!
Depois disto haver acontecido, tornou Deus ao profeta Ezequiel e falou, isto no v.11: “Filho do homem, estes ossos (estes ossos) são toda a casa de Israel. Eles que dizem: Nossos ossos se secaram e nossa esperança desvaneceu-se; fomos exterminados. (e Deus mandou): Por isso profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ó meu povo, vou abrir os túmulos e faze-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel. E quando eu abrir os túmulos e os fizer sair, vocês, meu povo, saberão que eu sou o Senhor. Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão (viverão cheios de vida, cheios de esperança), eu os colocarei em sua própria terra, então vocês saberão que eu sou o Senhor!”.
O significado da visão era que aquele povo amargurado, sofrido no campo de refugiados, abatidos até a morte, experimentando a vida na cova, como se estivessem no túmulo, iguaizinhos àqueles ossos secos no vale... o significado era, (Deus estava dizendo para Ezequiel, e está nos dizendo hoje): Eu, o Senhor, eu posso trazer aos ossos secos, vida novamente!
Talvez você esteja experimentando uma situação parecida...
Mas em meio a esse caos, Deus deu uma visão a Ezequiel, foi uma visão de esperança, uma visão de vida! E é essa visão que Deus quer dar a você hoje!
É isso meu amado: O Espírito do Senhor pode trazer vida a todas as coisas.
Até mesmo sobre ossos secos, sem ligaduras nem carne, Deus pode trazer vida!

      
                                                 Prof. Dr. Sebastião Fernandes é Teólogo

Nenhum comentário: