("FUMUS BONI JÚRIS")

sábado, 25 de abril de 2009

PM vão ter os comandos trocados

Troca-troca no comando de batalhões
Beltrame substituirá comandantes da PM na Zona Oeste, Baixada e interior do estado
http://odia.terra.com.br/portal/rio/fotos/25_beltrame_280.jpg

Rio - Pelo menos 15 unidades da PM vão ter os comandos trocados por determinação do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame ao comandante da corporação, Gílson Pitta. O DIA teve acesso a alguns nomes que vão ocupar os novos cargos. Na Zona Oeste, três mudanças. O coronel Paulo César Lopes deixa o 2º Comando de Policiamento de Área para assumir o Comando de Policiamento da Baixada, no lugar de Roberto Penteado.

Considerado linha-dura e promovido a coronel, Antônio Borges Germano vai assumir o Regimento de Polícia Montada (RPmont), substituindo Weber Guttember Collyer, apontado como ineficiente no combate às milícias. Germano deixou o Batalhão de Policiamento de Vias Especiais (BPVE) em 2007, depois de defender tortura para os policiais corruptos.

O oficial Carlos Henrique Alves Lima sairá do BPVE para o 25º BPM (Cabo Frio). À frente do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), Paulo Mouzinho, assumirá o 26º (Petrópolis) no lugar de Luiz Cláudio Calixto Barbosa, que irá para o Comando de Policiamento de Áreas Especiais. Em São Gonçalo, Ricardo Quemento deixa o 7º BPM para ocupar o 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes). Para São Gonçalo foi escalado Mauro Teixeira. Fernando Princípe, que já comandou o Bope, assume o 6ª BPM (Tijuca) no lugar de Ruy Loury, transferido para o 1º Comando de Policiamento de Área (CPA).

Gratificação não foi paga

Os 130 PMs que patrulham o Morro Dona Marta, em Botafogo, não receberam este mês a gratificação de R$ 500.

O dinheiro é resultado de um convênio assinado com a prefeitura do Rio. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão, a gratificação será paga até o fim da semana que vem. A prefeitura já depositou os recursos, mas a secretaria alega problemas burocráticos para efetuar o pagamento.

Além dos policiais do Dona Marta, receberão os da Cidade de Deus e os da Favela do Batan. A ocupação em novembro, em Botafogo, que expulsou os traficantes, é um dos principais projetos do governo.

Aumento de efetivo está em estudo

Está em análise pela Casa Civil o projeto que pode aumentar o efetivo da tropa da Polícia Militar de 40 mil para 60 mil. Deputados esperam que a proposta do governo chegue à Alerj até o fim do mês. A discussão faz parte da pauta dos parlamentares. Em 11 de março foi publicado no Diário Oficial da Casa a indicação Legislativa de número 700/2009, que trata do assunto. “Essa medida vai oxigenar, e muito, a PM”, argumenta o deputado Flávio Bolsonaro (PP).

Na luta pela medida, o deputado Wagner Montes (PDT) diz que o aumento do efetivo vai impedir que um soldado leve quase dez anos para chegar a cabo. “Essa sempre foi uma das minhas bandeiras com o governador Sérgio Cabral. Criando mais vagas, teremos promoções”, afirmou.

Na PM, a promoção é por antiguidade ou merecimento. O projeto deve ser enviado esse mês.

Nenhum comentário: